top of page

Segundo índice de desenvolvimento sustentável, Caieiras está entre as 10 piores cidades da Grande São Paulo

Atualizado: 9 de out.

Das 39 cidades que compõem a Região Metropolitana de São Paulo, Caieiras fica em 36ª posição


O mais recente levantamento do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades Brasileiras (IDSC-BR) revelou uma colocação preocupante para Caieiras. Entre os 39 municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo, a cidade ficou na 36ª posição, figurando entre as dez piores em desenvolvimento sustentável.


De acordo com o painel do índice, Caieiras enfrenta grandes desafios em áreas cruciais como saneamento, mobilidade e desigualdade social, pontos que puxaram sua média para baixo no ranking regional.
De acordo com o painel do índice, Caieiras enfrenta grandes desafios em áreas cruciais como saneamento, mobilidade e desigualdade social

O estudo, elaborado pelo Instituto Cidades Sustentáveis em parceria com organizações nacionais e internacionais, avalia o desempenho dos municípios brasileiros em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. São analisados indicadores em áreas como saúde, educação, mobilidade urbana, saneamento básico, meio ambiente, redução das desigualdades e desenvolvimento econômico.


Situação de Caieiras


De acordo com o painel do índice, Caieiras enfrenta grandes desafios em áreas cruciais como saneamento, mobilidade e desigualdade social, pontos que puxaram sua média para baixo no ranking regional. Em contrapartida, a cidade apresentou avanços em áreas como educação básica e cobertura de saúde, ainda que insuficientes para melhorar significativamente sua posição no ranking geral.


De acordo com o painel do índice, Caieiras enfrenta grandes desafios em áreas cruciais como saneamento, mobilidade e desigualdade social, pontos que puxaram sua média para baixo no ranking regional
O IDSC-BR é considerado uma importante ferramenta de diagnóstico, permitindo que gestores públicos e a sociedade civil compreendam os gargalos de cada cidade

Grande São Paulo no IDSC


A pesquisa mostra que a maioria das cidades da Grande São Paulo ainda enfrenta dificuldades para avançar rumo ao desenvolvimento sustentável. Enquanto municípios como São Caetano do Sul, São Paulo e Cajamar, aparecem entre as melhores posições, Caieiras e outras cidades vizinhas estão abaixo da média regional.


Ferramenta de transformação


O IDSC-BR é considerado uma importante ferramenta de diagnóstico, permitindo que gestores públicos e a sociedade civil compreendam os gargalos de cada cidade. Para especialistas, a má colocação de Caieiras deve servir como alerta e incentivo para políticas públicas mais eficazes, que priorizem o bem-estar da população e a sustentabilidade.


O (IDSC - BR) Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil é uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis, em parceria com o Sustainable Development Solutions Network (SDSN), consultoria do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e co-financiado pela Caixa, pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e pela União Européia.


Para acessar o estudo completo clique aqui


banner_nina (1).png
bottom of page