Cidade recebe o primeiro sistema anti apagão do País
- primeiraimpressaor
- há 4 dias
- 1 min de leitura
Inspirado em modelos usados na China e EUA, o projeto utiliza energia renovável para aumentar a resiliência do sistema elétrico e evitar falhas de fornecimento no município mineiro.

A menor cidade do Brasil, Serra da Saudade, no Centro-Oeste de Minas Gerais, inaugura nesta quinta-feira um sistema inovador de geração e armazenamento de energia que promete evitar apagões no município. A tecnologia, implantada pela Cemig, utiliza placas solares capazes de produzir energia suficiente para atender toda a cidade.
A eletricidade gerada durante o dia é armazenada em baterias de grande capacidade. Em caso de falha no fornecimento convencional, o sistema entra em funcionamento automaticamente e consegue manter o município abastecido por até 48 horas. O modelo, conhecido como microrrede de distribuição, já é utilizado em países como China e Estados Unidos como alternativa para garantir mais segurança e estabilidade ao sistema elétrico.
O projeto já está em operação e será inaugurado oficialmente hoje, com a presença do governador de Minas Gerais, marcando um passo importante no uso de fontes renováveis e no aumento da resiliência energética em pequenas cidades do estado.








.png)
Comentários