Você sabe qual é o item mais perdido nas estações da CPTM?
- primeiraimpressaor
- há 6 dias
- 2 min de leitura
Muito além de celulares e guarda-chuvas: a lista de itens esquecidos nos trens da região guarda surpresas que desafiam a imaginação dos passageiros.

Carteira, documento, celular… se você já perdeu algum objeto em uma estação de trem, saiba que não está sozinho. Só em 2025, a Central de Achados e Perdidos da CPTM recebeu 968 itens esquecidos nas estações da região de Jundiaí e alguns deles chamam (muito) a atenção.
Do total registrado no ano passado, 672 eram documentos e 296 objetos diversos. Entre os itens mais comuns estão celulares e guarda-chuvas, mas a lista também inclui situações curiosas: cadeira, andador, violão e até carrinho de bebê já passaram pela Central.
Apesar do alto volume de perdas, a boa notícia é que parte desses objetos conseguiu voltar para casa. A taxa de devolução chegou a 21%, o que representa 205 itens entregues aos seus donos. O resultado se deve, principalmente, ao trabalho ativo da equipe da Central, que cruza informações e tenta localizar o proprietário antes mesmo que ele procure o serviço.
“Cada item localizado carrega uma história e um valor para quem o perdeu. O trabalho da Central de Achados e Perdidos existe para cuidar desses itens com responsabilidade e tornar possível a devolução”, explica Viviane Vizioni, chefe do Departamento de Relacionamento com o Passageiro da companhia.
A Estação Jundiaí lidera o ranking de perdas, com 435 itens registrados, dos quais 72 foram devolvidos.
Números que impressionam
Os dados da região fazem parte de um cenário ainda maior. Em todo o sistema, a Central de Achados e Perdidos da CPTM recebeu 67.236 itens em 2025. Desse total, 20.595 objetos e documentos conseguiram ser devolvidos — uma taxa de 31%.
O levantamento revela não apenas distrações do dia a dia, mas também o impacto de um serviço que vai além do balcão: resgatar histórias, documentos importantes e até objetos afetivos, que muitas vezes pareciam perdidos para sempre.








.png)
Comentários